Estradas Rurais

” À partir do plano geral da Linha Chave é possível ver que a posição ou localização das estradas rurais se torna natural, óbvia e construtiva.” P. A. Yeomans em O Desafio da Paisagem escrito 1958.

Nota: Tradução livre feita por Eurico Vianna, PhD, em Abril de 2019 do capítulo Farm Roads (Estradas RuraisOs Objetivos da Linha Chave) no livro The Challenge of Landscape (O Desafio da Paisagem), escrito por P.A. Yeomans e publicado pela Keyline Publishing em 1958 na Austrália.

Yeomans, P.A. (1958). The Aims of Keyline in The Challenge of Landscape. Keyline Publishing PTY. Australia.

Em quarto lugar na escala de permanência relativa da Linha Chave que aborda as coisas agriculturáveis estão as estradas rurais. As estradas rurais mais importantes são influenciadas na sua localização pelo clima e a topografia, uma vez que nosso estudo dos padrões do movimento das águas sobre vários tipos de topografia fornece a base para determinarmos a localização das estradas. Volumes crescentes de fluxos de água são um risco para as estradas, de forma que suas condições de tráfego e custo de manutenção são vitalmente afetados. O centro das cumeeiras principais, que formam parte das fronteira com os talvegues (micro-vales) secundários, são linhas neutras sem fluxo e se localizando em terreno mais alto e seco são regiões muito boas para estradas principais.

A influência das valas de conservação de água da Linha Chave e o posicionamento das valas de irrigação e áreas irrigadas determina os lugares e os padrões gerais para o trabalho com estradas que é organizado da seguinte forma: as estradas que cruzam o terreno seguem a vala de conservação, acima ou abaixo; outras que seguem a vala de irrigação se localizam acima da vala de forma que a água da irrigação não atravesse a estrada. Mais uma vez outras estradas podem seguir a parte de baixo das áreas irrigadas e outra estrada pode acompanhar as barras do terreno, ou seja, os cursos de água.

Algumas dessas considerações sempre influenciaram o posicionamento de estradas rurais, mas o relacionamento dos fatores da Escala de Permanência da Linha Chave e a apreciação do novo significado agrário da topografia fornece um guia tão positivo que todas as localizações das estradas são selecionadas de forma vantajosa porque todos os fatores em sua localização são entendidos. Enquanto servem seu propósito, estradas rurais tanto podem mudar os padrões naturais de drenagem para destruir ou conservar os perfis do terreno. À partir do plano geral da Linha Chave é possível ver que a posição ou localização das estradas rurais se torna natural, óbvia e construtiva.

Informações sobre os cursos entre Maio e Junho

Curso de Agricultura Regenerativa com a Escola de Permacultura – entre os dias 20 a 29 de maio, na Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais, Brasil. Esse curso aborda a Tomada de Decisão Holística e Escala de Permanência da Linha Chave para promover a produtividade e a qualidade de vida para a agricultura familiar.

Esse curso aprofunda e retifica conceitos chaves para os que já estudam a permacultura como ciência de desenho ecológico. Também é uma excelente oportunidade para aqueles que querem projetar com segurança uma transição para o campo.

Imersão Agroflorestal na Fazenda Bella – entre os dia 1 d 15 de Junho estarei ministrando essa vivência com o Osmany Segall e o Sérgio Olaya. 

A imersão é composta por dois cursos teóricos, duas vivências e duas visitas guiadas (ver link acima) equipando os participantes com o conhecimento e a prática necessários para desenhar, implementar e manejar sistemas agroflorestais. Durante a vivência os participantes terão a chance de desenhar consórcios, plantar, colher e ver a comercialização dos produtos.

Introdução ao Desenho Ecológico para Propriedades Rurais com Eurico Vianna – entre os dias 20 e 23 de Junho em Soracaba, SP. 

Esse curso apresenta os 4 processos ecossistêmicos e a Escala de Permanência da Linha Chave como uma introdução ao desenho regenerativo de propriedades rurais. O conteúdo e formato foi desenvolvido para as as pessoas que querem reconectar com a natureza, empreender com responsabilidade socioambiental ou simplesmente conhecer mais sobre a Escala de Permanência da Linha Chave (EPLC).

Curso de Gerenciamento Holístico em Sorocaba entre os dias 25 e 30 de Junho em Sorocaba, SP. A Fazenda São Benedito está fazendo a transição para agropecuária regenerativa e o curso traz a oportunidade de acompanhar o inicio do planejamento de um sistema baseado no Gerenciamento Holístico. Esse curso é divido em 3 módulos: O curso é divido em 3 módulos:
– Tomada de Decisão Holística,
– Gerenciamento Holístico Financeiro e
– Manejo Holístico de Pastagens.ministrado
E será ministrado por Graeme Hand, educador e consultor australiano com mais de 20 anos de experiência internacional nessa abordagem.

Consultoria Aberta com Graeme Hand na Agropecuária Kehrle. Essa consultoria é ideal para as pessoas que já estão envolvidas na pecuária regenerativa ou que já decidiram fazer a transição. A Agropecuária Kehrle é uma propriedade inovadora, que já usa o GH há 5 anos e que prima pela produção do gado criado a pasto, garantindo a saúde aos animais e os cuidados com o meio ambiente. Nessa consultoria, portanto, a troca de conhecimentos com o Graeme será de altíssimo nível e os participantes poderão ver como a abordagem do GH se adequa ao contexto específico de cada família e sua propriedade.

Curso de Gerenciamento Holístico no Santuária Ecológico Fazenda EcoAraguaia entre os dias 7 e 12 de Julho. Esse curso vai acontecer as beiras do Rio Araguaia usando a pecuária na EcoAraguaia como estudo de caso de transição para o Gerenciamento Holístico. A EcoAraguaia é líder na implementação do Sistema Integração Lavoura Pecuária (ILP) e co-fundadora da Associação Brasileira de Produtores de Carne Carbono Neutro (ABCCN).
O curso é divido em 3 módulos:
– Tomada de Decisão Holística,
– Gerenciamento Holístico Financeiro e
– Manejo Holístico de Pastagens.ministrado
E será ministrado por Graeme Hand, educador e consultor australiano com mais de 20 anos de experiência internacional nessa abordagem.

Artigos recentes