Como podemos ter certeza de que o dinheiro e o tempo que investimos plantando, colhendo ou as frutas e hortaliças que comemos está sendo convertido em refeições nutritivas? Uma das maneiras mais práticas e baratas de testar as frutas e hortaliças é usando um refractômetro de mão. Esse equipamento é usado para medir o percentual de açúcares naturais (sacarose, frutose) em líquidos. Nesse caso o suco extraído das frutas e hortaliças que queremos testar.
O nome ‘BRIX’ é uma homenagem ao cientista químico alemão A. F. W. Brix, a primeira pessoa a medir a densidade do suco de plantas por meio da imersão de um hidrômetro. Um refractômetro com um bom custo benefício pode ser encontrado na internet por aproximadamente R$150,00 reais. Os refractômetros de mão para testes em campo normalmente tem uma régua interna medindo de 0 (zero) a 32 BRIX e pode ser usado para testar uma variedade de frutas e hortaliças.
Muitas vezes o equipamento novo precisa ser calibrado. Em outras palavras, precisamos primeiramente testá-lo com água destilada e verificar se está indicando 0 (zero). Caso contrário o refractômetro tem um parafuso que pode ser usado para ajustá-lo. Para testar hortaliças e frutas é preciso despejar algumas gotas do suco extraído na platina de vidro do refractômetro e olhar pela lente. Algumas frutas podem ser espremidas à mão, mas algumas folhas de salada e legumes precisam ser esmagados com um alicate de pressão adaptado ou um espremedor de alho.
O número indicado dentro do refractômetro precisa ser avaliado de acordo com a tabela BRIX (acima). Essa tabela tem uma variação numérica específica para cada fruta ou hortaliça indicando se a planta testada atingiu níveis pobres, medianos, bons ou excelentes em relação ao seu valor nutritivo. Uma linha com o corte claro indica os percentuais de açúcares naturais, como explicado acima. Porém quanto mais a linha for degradê, mais vitaminas e sais minerais estão presentes no alimento testado. As hortaliças e frutas com maior pontuação BRIX tem maior valor nutritivo e são mais saborosas.
Ao contrário da crença popular, quanto maior o valor nutritivo do alimento, mais ele dura na prateleira. Para maiores informações sobre os tipos de refractômetros, como eles podem ser usados para testar alimentos e sobre a tabela BRIX accesse o livro de Rex Harrill online (em inglês) http://www.crossroads.ws/brixbook/BBook.htm