Comemorando em desalinho o Solstício de Verão

O que você está comemorando? Por quê? Como? Com quem?

Feliz Natal (Solstício de Inverno)! Embora, no hemisfério sul, estejamos passando mesmo pelo solstício de verão.
Nessa época do ano, no hemisfério norte, as pessoas que sabiam depender do território onde viviam comemoravam que o dia mais curto ou o período mais escuro, frio e desafiador do ano, havia passado. A partir do Solstício de inverno, os dias começam a ficar mais longos, a luz e o calor do sol tornam a vida mais fácil e as pessoas já conseguiam ver a primavera (Equinócio) para retomar a produção de alimentos.

Aqui, no hemisfério sul, nosso ano também começa no Solstício de Inverno, só que ele acontece em torno do dia 20 de junho. Precisamos sincronizar nossa energia de vida e de trabalho com o pulsar da natureza.

O tempo de planejar o ano e fluir com com a força da Natureza é em junho. É a partir do Solstício de Inverno no hemisfério sul que os dias vão ficando mais longos, a vida brota mais forte em setembro (Equinócio) e em dezembro, quando o sol está mais alto no céu (Solstício de Verão), temos no meio da jornada anual, um bom momento para refletir e redirecionar o que deu errado ainda em tempo para tomar providência para os meses frios e mais escuros de inverno (Solstício de Inverno).

Entre outros motivos, foi pela importância do sol para a Vida, para a agricultura que nos sustenta, que o cristianismo, à época braço de propaganda e controle do Império Romano, ‘reciclou’ a data trocando a vinda do Astro Rei como protagonista pela vinda do filho de Deus.

Mas não estamos alienados “só” do hemisfério em que vivemos e de uma vida sincronizada com os padrões naturais. Também estamos alienados dos significados filosóficos, relacionais e religiosos trazidos pelas datas!

Perdoar não implica em conviver. ‘Dar a outra face’ nos pede que sigamos acreditando nas pessoas, na vida… não nos submetendo a relações e atitudes desrespeitosas. As datas comemorativas precisam fazer sentido e melhorar nossas vidas. Se alguns encontros só servem para reiterar mágoas e comportamentos nocivos, não cumprem seu papel!

Que todas as pessoas com as quais você celebra qualquer data sejam, de fato, uma benção na sua vida! E que toda festa seja um momento para agradecer e fortalecer pessoas e relacionamentos que nos tornam melhores e a vida um pouco mais fácil!
Que sua vida se alinhe cada vez mais com os padrões naturais e que esse alinhamento seja a realização de cada vez mais autonomia, saúde e tranquilidade!

Desejo a todas as pessoas que apoiam e participam do meu trabalho, um ótimo Solstício de Verão!

Abraços,
Eurico

Artigos recentes