Diversidade cultural, social e ambiental e o papel dos ativistas nessas eleições

#29

Um podcast sobre a diversidade cultural, social e ambiental e o papel dos ativistas nessas eleições.

A pior monocultura que existe é a cultura ocidental! É o risco do pensamento único, da pasteurização de ideias, ações e comportamentos. O que é verdade para a natureza é verdade para nós seres humanos, porque por mais que pensemos que podemos dominá-la, nós somos apenas uma parte pequena dela, de Gaia.

É exatamente a monocultura ocidental que nos trouxe até o abismo que estamos. O antropoceno, a sexta maior extinção em massa na história da vida do planeta. No entanto essa é a primeira extinção em massa que não é causada por vulcões, meteoros ou grandes cataclismas globais. Essa, a mais rápida de todas está sendo causada por nós, seres humanos. Portanto, é urgente que lutemos não só pela biodiversidade, mas pela diversidade de ideias e das formas de viver mais harmoniosas que elas podem trazer.

Esse podcast não é um bate papo, mas é um diálogo de ideias com vários “convidados” por meio das frases que eles proferiram. Eu vou ler umas frases do candidato do ódio, em seguida leio frases famosas de ativistas sociais e ambientais para refletirmos nosso papel diante do desafio atual.

“Temos de aprender a viver todos como irmãos ou morremos todos como loucos.” Martin Luther King

Ao pedir o voto de amigos e familiares, seja paciente, não julgue! Escute primeiro e depois faça perguntas sobre o posicionamento do candidato odiento e seu plano de governo. Se possível exerça seu ativismo pessoalmente e nos grupos de whatsapp e só por último no FB.

Exerça sua cidadania, mas de forma pacífica. Seja a mudança. Aja no positivo. Na fé que tem em suas ideias e na coerência com que as vive.