O ambientalismo e a síndrome do parquinho de areia

#172

O movimento ambiental é muito mais antigo do que nos fazem acreditar.

A noção de que ele tenha nascido nos EUA é só mais uma das maneiras sutis como somos colonizados. Há milênios as pessoas que vivem mais integralmente com seus territórios nos alertam sobre a degradação da expansão urbana em todos os continentes. Mas então, por quê a história da civilização ocidental e do aumento exponencial da degradação ambiental andam de mãos dadas?

Por quê nosso ativismo político-ambiental parece inútil frente a tanta degradação?

Esse trecho do material do curso Transições Ecológicas nas Cidades traz uma reflexão sobre como a história do movimento ambiental que nos é apresentada faz parte de um projeto colonizador e como povos originários vem ensinando sobre como viver em harmonia com os territórios que ocupamos há milênios (sem serem ouvidos).

Também compartilho a Síndrome do Parquinho de Areia, uma fábula sobre como falhar ou ter sucesso no movimento ambiental, do doutor em Ciências Sociais Interdisciplinares e futurista Michael Marien.

Sigam a #transiçõesecológicasnascidades para mais vídeos com reflexões sobre como podemos planejar, articular, integrar e promover melhor a transição ecológica nas várias áreas do nosso viver, seja nas cidades ou no campo.