A estradas de acesso rural e sua relação com a água

#107

Estradas rurais mal posicionadas no relevo acarretam muitos gastos extras com manutenção, desgaste de veículos, dificuldade de acesso e prejuízo com erosão (e.g. ravinas e voçorocas).

Enxergar as estradas como “telhados” do terreno captando água para ser redistribuída e armazenada em pontos específicos levou o Bill Zeedyk a recomendar sempre “É melhor uma estrada mal feita no lugar certo que uma estrada bem feita no lugar errado”.

A EPLC nos ensina a enxergar a estrada como sistemas de capitação e distribuição de água e de orientação dos serviços (e.g. encanamentos, eletricidade e serviços em geral). O estudo do #1clima, da #2Geografia e da #3Água nas camadas anteriores orienta a implementação das estradas alinhadas pelas cumeeiras ou pelas curvas de nível.

Os canais de conservação de água, a #LinhaChave , as valas de irrigação por inundação e o posicionamento das barragens nas áreas mais planas na propriedade dialogam diretamente com o posicionamento das estradas.

Trechos da aula sobre a camada #4Acessos e serviços do curso de Introdução ao Planejamento de Propriedades Rurais com base na Tomada de Decisão Holística e na Escala de Permanência da Linha Chave (EPLC).