Eu e o Eduardo entramos em questões filosóficas sobre nosso papel como seres humanos e o papel das comunidades (que chamo de Santuários de Sanidade Mental e Ecológica) diante dos desafios ecológico, energético, econômico e cultural que vivemos.
Mas o podcast é sobre como a Casa da Videira, uma comunidade com 15 anos de experiência se tornou referência em #agriculturaurbana .
Enquanto vamos conversando vamos mostrando como uma casa pode ser um espaço a partir do qual nutrimos um viver autônomo e resiliente e criamos outras formas de viver.
Entre produção, beneficiamento e educação, um espaço de 300m2 viabiliza a #soberaniaalimentar e a base material para 10 pessoas!
São 4 toneladas de alimentos por ano e mais de 250kg de resíduos orgânicos virando solo, alimento e inspiração para um mundo onde nossa vida tem impacto positivo nos territórios que ocupamos.
Além do paisagismo comestível e da verticalização do espaço de produção, qual o segredo?! A integração animal agroecológica! Segundo o Edu, 20 galinhas e duas cabras transformam mais de 250kg/dia de resíduos orgânicos em nutrientes reciclados para o solo, frutas, verduras, leite, queijo, kefir e ovos para a família e os produtos beneficiados que comercializam.