A história de Ricardo Fritsch, seu empreendedorismo e protagonismo aliados à existência de políticas públicas que amparam a Agricultura Familiar apontam para um futuro onde o empreendedorismo socioambiental é coletivista e a agricultura agroecológica.
Conversamos sobre as origens agrárias do Ricardo, sobre a necessidade de aprendermos a comercializar diretamente os produtos e mais importante ainda, como o beneficiamento dos produtos é central na viabilidade da agricultura familiar agroecológica.
Alguns anos, muitas aventuras e feiras depois gravamos na @cervejariasteinhaus a primeira e única cervejaria orgânica do Brasil. A @coopernaturalorganicos hoje tem várias estações de beneficiamento relacionadas a várias áreas de produção. Conversamos também sobre os desafios atuais na construção de uma cadeia inteira para produção orgânica de cervejas e vinhos.
Encerramos pensando sobre mais desafios… a sucessão familiar desses negócios e como fomentar uma cultura onde cooperativas são reconhecidas e valorizadas em suas biorregiões.