Como não implementar uma agricultura orgânica

#167

Dois países com histórias muito distintas têm saído nos noticiários da mídia corporativa e redes sociais ligadas ao agronegócio brasileiro – o Sri Lanka e a Holanda, ambos em função da crise alimentar global que se instala, mas com história e função na geopolítica atual bem diferentes. As mídias bancadas pelo agronegócio (e as redes sociais compostas por ele) vêm usando o caso do Sri Lanka e da Holanda para argumentar que sem a agricultura industrial não podemos alimentar a população mundial.

O Sri Lanka está vivendo uma verdadeira revolução depois que o governo tentou implantar (sem nenhum plano de transição) uma agricultura 100% orgânica. Na Holanda pecuaristas do laticínio, apoiados por produtores rurais de todo tipo, pararam o país em uma manifestação que usa tratores e caminhões para para bloquear estradas e centros de distribuição de alimentos protestando contra leis ambientais.

Nesse vídeo eu contextualizo a crise alimentar global em relação a esses países hora tão semelhantes e hora tão diferentes do Brasil. Faço isso comentando a crise energética e geopolítica que vivemos e fazendo perguntas importantes em relação ao tipo de gestão e sistemas alimentares que com os quais queremos garantir uma das áreas mais importantes do nosso viver – a soberania alimentar.