Função de Paisagem e Alfabetização Ecológica – Aula extra do curso de planejamento rural TDH/EPLC

#106

A ‘Função de Paisagem’ é o conceito da biologia que descreve a saúde ou a degradação dos 4 processos ecossistêmicos em determinada região.

Quando o fluxo energético é bem aproveitado em uma vegetação diversa e estratificada temos boa função energética (fotossintética) em uma área.

Quando o ciclo hidrológico é saudável, ou seja, quando a água da chuva infiltra e percola o solo reabastecendo os lençóis freáticos ou evapotranspira pelas folhas das plantas, temos um bom micro-ciclo hidrológico.

Quando há ciclagem biológica da matéria orgânica que cobre o solo, tanto nas florestas, como nas savanas (cerrado), caatinga e pampas, temos um solo em constante regeneração.

E quando a biodiversidade está sendo regenerada e as cadeias tróficas complexificadas apoiando desde a micro vida no solo até a mega-fauna, temos o melhor aproveitamento do fluxo energético, do ciclo hidrológico e da ciclagem de nutrientes apoiando uma sucessão ecológica que dá suporte a uma diversidade de animais de grande porte (incluindo nós humanos) construindo a biocapacidade de uma área.

Quando temos esse quadro, temos uma região ou propriedade com boa função de paisagem.

Todos os métodos de produção regenerativos, como a agrofloresta sucessional, a produção agroecológica, os sistemas silvopastoris e o gerenciamento holístico de pastagens, por definição, recuperam a função de paisagem.

Precisamos de mais alfabetização ecológica e de gestão holística (com regeneração social, ambiental e econômica) para não cairmos nessas armadilhas simplistas que buscam, sem conseguir, resolver problemas complexos.