No primeiro podcast desta série vimos como as 5 áreas mais importantes de serem asseguradas por nós já estão sendo rapidamente afetadas pelo colapso energético, ecológico e econômico que vivemos. Vimos que precisamos assegurar a moradia, a alimentação, a água, a saúde e a mobilidade com dignidade, resiliência e autonomia.
No segundo podcast vimos que a maneira com a qual a elite financeira tem se preparado para a escassez energética e o colapso econômico que ela traz é diametralmente oposta à maneira como recomenda que a população se prepare. Vimos que os sistemas e soluções que centralizam renda, poder e recursos causam o colapso enquanto lucram com a vulnerabilidade da população. Se você ainda não assistiu/ouviu esses podcasts, volta lá e se inteire porque eles têm informações e estratégias essenciais para você organizar sua vida frente a esses desafios.
Nesse último podcast eu converso sobre como o êxodo urbano bem planejado compõe grande parte das soluções que precisamos implementar para assegurarmos as 5 áreas essenciais do nosso viver. Ajudo vocês a avalizar as limitações e potencialidades das regiões geográficas, ambiente urbano e rural, faixa etária, leque de vocações e condição financeira para quem quer materializar uma vida com impacto positivo, resiliência e autonomia nos lugares onde habita.
Eu acredito em um viver saudável e livre no qual otimizamos a regeneração da natureza, das relações e do território à nossa volta. Acredito que as pessoas e lugares que se organizam dessa maneira são a semente de um futuro viável e chamo esses lugares de Santuários de Sanidade Mental e Ecológica.