Alexandre Nunes Batista é formado em ciência da computação, fez uma transição e se tornou produtor rural também. Analista de Sistemas da Informação, por formação, e Analista de Sistemas Agroflorestais, de coração. Conversamos sobre como o Gerenciamento Holístico de Pastagens e a agricultura biodinâmica possibilitaram uma virada no sítio em direção a agroecologia depois das dificuldades financeiras no primeiro ano.
Abordamos também o ILPA – Integração Lavoura Pecuária Agrofloresta, a oleicultura orgânica, produção aves (carne e ovos), a suinocultura e os indicadores de bem estar animal e de sucesso agroecológico para o sítio.
Além disso conversamos também sobre as CSAs – comunidades que apoiam a agricultura – e como elas possibilitam a cultura do apreço. O modelo de produção por CSAs, onde os consumidores passam a ser co-produtores no compartilhamento de riscos excedentes, são uma das estratégias de comercialização diretas mais justas para todos os envolvidos na cadeia de produção e reestabelece a relação das pessoas com o solo onde o alimento delas é produzido.
Essa é mais uma aula que faz parte do curso de planejamento de propriedades rurais com base na Tomada de Decisão Holística e na Escalade Permanência da Linha chave. O Alexandre, inclusive, participou de uma versão anterior e agora integra nossa rede de produtores que se apoiam mutuamente para terem qualidade de vida e dignidade no campo enquanto restauram as áreas onde habitam e produzem.