Na curadoria de hoje falo sobre as sementes que a ativista ambiental Vandana Shiva semeia em nome da agricultura familiar.
O documentário analisado, “As Sementes de Vandana Shiva”, evidencia como ela nutriu um movimento em prol da agricultura familiar regenerativa, da soberania alimentar e da biodiversidade no planeta.
Também demonstra o pensamento ecológico da inseparabilidade, da impossibilidade de substituirmos a sabedoria e os resultados de um laboratório natural com 3.8 bilhões de anos de evolução da vida que cria abundância para todos, por tecnologias que concentram renda, poder e terras nas mãos de poucos enquanto degradam as dimensões sociais, ecológicas e econômicas locais para produzir alimentos tóxicos.
Além disso trago o podcast do Russell Brand, no qual ele entrevista Vandana Shiva. Aqui, ela comenta que por causa da nossa arrogância criamos uma imunidade contra nós mesmos, destruímos todas as leis internacionais, destruímos toda a democracia, prendemos as pessoas no medo e com isso temos enormes dificuldades para responsabilizar os verdadeiros criminosos por trás destes crimes contra a humanidade.
Vandana nos encoraja e construir um relacionamento sagrado com a comida, a proteger a integralidade do alimento desenvolvido naturalmente no planeta.