O agro cria a fome, a agroecologia nutre, cuida e regenera

#170

O Ministério da Agricultura comemora os 79.3 bilhões de dólares em exportação do agronegócio no primeiro semestre de 2022 enquanto mais de 33 milhões de brasileiros passam fome! Isso deixa bem claro que nossas instituições não estão mais a serviço da autonomia e saúde da população. Nesse episódio eu comento essa realidade absurdamente desumana e compartilho um texto que escrevi em 2017 compilando o trabalho e dados de pesquisa dos doutores em agronomia e agroecólogos Miguel Altieri e Pablo Tittonell.

O trabalho deles deixa claro que precisamos adotar sistemas de produção alimentar que não dependam de combustíveis fósseis e que sejam verdadeiramente regenerativos no social (com reforma agrária e dignidade para quem vive no campo), no ambiental (com sistemas diversificados, multiestratificados que produzem cobrindo o solo e são energeticamente superavitários) e no econômico (deixando os recursos gerados nas biorregiões que produziram esse alimento nutritivo e sem veneno).

Se você tem aprendido algo ou se beneficiado com o conteúdo que produzo, eu te convido a ‘bugar’ o algoritmo dessas redes que só apoiam conteúdo alienante compartilhando meu trabalho com suas recomendações para os seus contatos.