O agro e as corporações que roubam seu voto

#169

Empresas como Bayer, Basf, Syngenta, JBS, Cargill e Nestlé mantiveram 278 reuniões com o alto escalão do governo Bolsonaro. Além da participação direta no lobby do agronegócio, essas multinacionais atuam em associações que financiam o Instituto Pensar Agro. Isso é o que revela o relatório “Os Financiadores da Boiada: como as multinacionais do agronegócio sustentam a bancada ruralista e patrocinam o desmonte socioambiental”, divulgado dia 18 de julho pelo portal De Olho nos Ruralistas.

Nessa curadoria eu resgato as falas do ex-Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles sobre como o governo deveria encomendar pareceres ambientais favoráveis ao desmonte das leis de proteção ambiental que além de regulamentar reservas, parques e áreas de proteção, também regulam a agricultura.

Na sequência eu converso sobre o que esse relatório revela sobre o modelo democrático atual e como a centralização do território Brasileiro permite que os sistemas alimentares sejam transformados em plataformas de escoamento de produtos das corporações petroquímicas e mineradoras!

Fique por dentro

Receba novos episódios do podcast e artigos sobre tópicos como agrofloresta, permacultura e diversas práticas regenerativas.