Soluções eco-anárquicas para o colapso energético e econômico

#186

O que a História contada pelos vencedores pode esconder?

Existe uma diferença enorme entre uma teoria que visa explicar o passado e o que de fato aconteceu. O problema é que como explicamos o passado pode limitar nossa percepção de que futuro é possível construir.

Muitas das teorias que visam explicar a evolução da História da humanidade e da civilização ocidental se baseavam mais em especulações do que em evidências.

Dois erros graves decorrem disso. O primeiro é projetar vieses ocidentais da era da revolução industrial por toda a História e a diversidade cultural e geográfica do planeta. O segundo é confundir as teorias com a infinidade de possibilidades que podem ter se manifestado como realidade.

Trabalhos recentes nos campos da arqueologia, antropologia, paleantropologia e História revelam que por milhares de anos as comunidades agrárias foram mais livres, mais abundantes e mais igualitárias do que nos fazer crer algumas teorias.

Nesse podcast eu trago alguns exemplos que deixam bem claro que uma vida rural, politica e economicamente descentralizada não é apenas “uma alternativa”. Muito mais que isso, esse viver é provavelmente o único capaz de combinar diversidade (cultural e biológica), abundância e justiça social e econômica com métricas e indicadores de autonomia, dignidade, saúde e resiliência para todos. Talvez por isso mesmo a História não seja contada com base nessas evidências…

Fique por dentro

Receba novos episódios do podcast e artigos sobre tópicos como agrofloresta, permacultura e diversas práticas regenerativas.