O que NÃO É a Pecuária Regenerativa

Links que eu mencionei:
Curso – https://euricovianna.com.br/curso-gestao-impacto-positivo/

Oficina sobre Gestão Holística com Parlamentares do Zimbabue – https://euricovianna.com.br/o-que-aconteceria-com-a-agricultura-se-nossa-gestao-fosse-holistica-um-estudo-de-caso-em-politicas-publicas-com-parlamentares-no-zimbabue/

O que é uma pecuária bem manejada – https://euricovianna.com.br/o-que-significa-pecuaria-corretamente-manejada/

Muita gente vem adotando o termo “regenerativo” para dar uma conotação de ‘mais que sustentável’. A questão é que para ser realmente regenerativo o empreendimento ou ação precisa descrever claramente como vai melhorar a dimensão social de todos os envolvidos em toda a cadeia de produção, toda a faula, flora, solo e biodiversidade do ecossistema onde se viabiliza e a economia familiar e local em primeiro plano. O gerenciamento holístico de pastagens usa o manejo animal imitando a natureza para cortar custos com reformas, insumos e maquinário. Quando usa um recurso externo, se faz a pergunta se é um recurso que vem do aumento da biocapacidade e se cria dependência ou não de um recurso externo (uso cíclico). É muito cômodo pegar termos que vem de fora e torcer para usar a favor do marketing verde e do próprio viés, mas não é honesto. Se é para citar o trabalho do Savory que mencionem também as partes que não convém para a própria agenda. Nós precisamos muito da pecuária para recuperar o que já degradamos até aqui. Mas precisamos de uma pecuária a serviço da soberania alimentar, das pessoas e da economia local. Abaixo eu disponibilizo dois links para artigos do próprio Savory, traduzidos para o português. Um sobre o que a pecuária bem manejada e outro sobre o usa da tomada de decisão holística para desenvolver políticas públicas para agricultura e pecuária. Vale a leitura para não cair nem na falácia do marketing verde, nem do ambientalismo raso que acha possível uma agricultura sem animais.

Fique por dentro

Receba novos episódios do podcast e artigos sobre tópicos como agrofloresta, permacultura e diversas práticas regenerativas.