14 parâmetros para a gestão ecológica de um sítio

#189

🔗 Link para inscrição: Semana da Dádiva

O que mudaria na agricultura e pecuária se o objetivo for a saúde do solo, das plantas, dos animais e das pessoas?

O ensaio Resolvendo por Padrões, publicado pela primeira vez em 1981, por Wendell Berry se propõe a responder essa pergunta.

No ensaio Berry argumenta que temos 3 tipos de solução:

– Uma que causa uma série ramificada de novos problemas
– Uma que piora imediatamente o problema que quer resolver
– e um tipo que causa uma série de outras soluções porque tem como contexto a saúde do solo, das plantas, dos animais, das pessoas e das comunidades agrícolas.

Ele está falando de soluções que resolvem um problema na agricultura melhorando os padrões biológicos, sociais e econômicos nas nossas vidas.

Essa capacidade de enxergar padrões para gerir, desenhar sistemas ou resolver problemas não é uma exclusividade do Berry, embora poucos vejam o trabalho dele como o de um pensador do desenho ecológico.

Christopher Alexander escreveu Uma Linguagem de Padrões, na arquitetura, com objetivos semelhantes.

David Holmgren cunhou o princípio Desenhe dos Padrões para os detalhes, na Permacultura e, mais recentemente, organizou o manual Retrosuburbia baseado em 3 padrões: o biológico, o construido e o comportamental.

Um dos insights do Allan Savory, que criou o Gerenciamento Holístico, é que a Natureza opera em Todos e Padrões.

Nesse podcast eu faço o exercício de explorar o trabalho do Wendell Berry, como um trabalho que dialoga com a gestão holística, porque tem um contexto para suas decisões e soluções e com o desenho ecológico, porque porque deriva princípios e diretrizes para o planejamento à partir desse contexto.

Fique por dentro

Receba novos episódios do podcast e artigos sobre tópicos como agrofloresta, permacultura e diversas práticas regenerativas.